Amplie seus conhecimentos: Não confunda os Cellini.

Gleuso Damasceno Duarte*

Basilica Maria_ausiliatrice(b)Cellini, escultor e pintor italiano, é autor de estátuas, relevos e monumentos existentes ainda hoje em várias cidades da Itália. Entre os monumentos que escaparam da destruição durante a 2ª Guerra Mundial está o monumento a Dom Bosco, inaugurado em 1920, em frente à basílica de Maria Auxiliadora, em Turim. Foi esse artista que, em 1º de fevereiro de 1888, no dia seguinte ao da morte de Dom Bosco,  confeccionou os moldes das mãos e do rosto que compõem a conhecida imagem do santo em seu leito de morte. Urna de DB para peregrinação mundial_02-detalhe(diocesilecce.org)   La reliquia di don Bosco a Ravenna (Rafotocronaca)(4)Inserita: 23/02/2014La reliquia di don Bosco a Ravenna (Rafotocronaca)Riferito all'articolo: ?Bagno di fedeli a Ravenna per la reliquia di don Bosco É importante não confundir esse Cellini com outro famosíssimo escultor italiano de mesmo sobrenome. Lamentavelmente, isso vem ocorrendo na Internet, em notícias relacionadas às urnas de Dom Bosco, seja referindo-se à urna original, exposta há décadas na basílica de Maria Auxiliadora, seja falando das urnas peregrinas do bicentenário. E não apenas em sites brasileiros.

Não são poucos os sites e páginas da web que cometem este erro elementar: afirmam que aquele rosto de Dom Bosco foi reproduzido de um molde “feito por BENEVENUTO Cellini”.

Se fosse verdade, seria uma façanha sobrenatural, absolutamente impossível. De fato, quando Dom Bosco morreu, em 31 de janeiro de 1888, Benevenuto Cellini estava enterrado havia mais de 3 séculos. Para ser exato: quase 317 anos.

Benevenuto Cellini viveu de 1500 a 1571 e Gaetano Cellini, de 1873 a 1937.

Aproveitando a gafe…

Esse erro elementar traz um alerta para os visitantes de nosso site: é preciso muito cuidado quando se busca informações na Internet. Nem todas as fontes são confiáveis. Inúmeros autores de notícias e artigos não conferem as informações que compartilham. Não por acaso, como pesquisas acadêmicas já comprovaram, é muito grande a quantidade de erros que circulam na Internet. Usando e abusando da facilidade do “copia, cola e compartilha”, cresce cada vez mais o percentual de artigos e posts que são apenas cópias pioradas de outras cópias.

Quem compartilha uma notícia ou informação na grande rede deve tomar cuidado para não repetir nem difundir erros de gente mal informada. Portanto, amigo leitor, tenha muita atenção em suas pesquisas e compartilhamentos. Caso contrário você poderá, sem perceber, transformar-se em multiplicador de erros.

Use a Internet para difundir conhecimentos e informações, sim. Mas, honre seu bom nome, compartilhando apenas informações confiáveis, conhecimentos corretos.

 

FONTES: ANS 28/08/2015;  

https://it.wikipedia.org/wiki/Gaetano_Cellini

https://pt.wikipedia.org/wiki/Benvenuto_Cellini

Veja também

Câmara dos Deputados homenageia Dom Bosco Em sessão solene nesta terça-feira, 17 de novembro de 2015, por intermédio do deputado federal Marco Tebaldi, de Santa Catarina, a Câmara dos Deputado...
Na vanguarda do progresso (II) Um programa de atuação no “continente digital” (2ª parte) “Nesses assuntos, Dom Bosco quer estar sempre na vanguarda do progresso” Eventos marcantes...
Sobre o bicentenário No dia 16 de agosto de 2014, os salesianos iniciam o ano de celebração do Bicentenário do Nascimento de Dom Bosco, que será comemorado em 16 de ag...
Sobre Dom Bosco e o bicentenário “Quando crescer, quero ser sacerdote para tomar conta dos meninos.Os meninos são bons; se há meninos maus é porque não há quem cuide deles”.(Dom Bosco...

1 Comentário em Amplie seus conhecimentos: Não confunda os Cellini.

  1. Pertinente e muito esclarecedor tanto a questão Cellini, quanto a recomendação do “copia, cola, compartilha.Parabéns!

Comentários não permitidos