Família Salesiana em sintonia com o Capítulo Geral CG28

Logomarca do 28º Capítulo Geral dos Salesianos de Dom Bosco, realizado em Valdocco, em 2020.

No início de 2020, o mundo foi golpeado pela Covid 19. A pandemia surgiu na cidade de Wuhan, na China, e em poucos meses se espalhou por mais de 180 países. Em 22 de fevereiro, iniciou-se em Valdocco (Turim), um evento muito especial para o mundo salesiano: o vigésimo oitavo Capítulo Geral da 1a. Congregação fundada por D. Bosco. Preparado detalhadamente nos meses antecedente. Em menos de 1 mês, a pandemia forçou o encerramento do CG 28 no dia 14 de março. [1]


A Sociedade de São Francisco de Sales, mais conhecida como Salesianos de Dom Bosco foi a primeira congregação fundada pelo Pe. João Bosco, na cidade italiana de Turim, em 1859. Seu objetivo: cuidar dos jovens, sobretudo os mais necessitados, educando-os como “bons cristãos e honestos cidadãos”.

Em 1872, juntamente com Maria Domingas Mazzarello, ele fundou o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, para desenvolver idêntico trabalho com as meninas e moças; e pouco depois, em 1876, criou a Associação dos Salesianos Cooperadores, reunindo leigos empenhados em apoiar e contribuir para o sucesso das mesmas causas.

A essas três sociedades criadas por Dom Bosco para trabalhar com a juventude, vieram juntar-se outras, formando pouco a pouco um movimento de evangelização que hoje atua em vários campos, beneficiando milhões de pessoas de diferentes idades, em 133 países. Por sua origem e pela inspiração nos exemplos e ensinamentos de Dom Bosco, de Madre Mazzarello e de outros fundadores, essa grande comunidade é conhecida oficialmente como Família Salesiana.

Esclarecendo alguns termos

Pensando nos muitos colaboradores leigos que trabalham com a Família Salesiana e nas novas gerações de jovens que têm como projeto pessoal de vida dedicar-se a essa missão, é conveniente esclarecer desde já duas perguntas:

1) O que é Capítulo Geral?
2) Como está constituída a Família Salesiana?

O que é Capítulo Geral?

Para não deixar dúvidas, comecemos pela base, explicando o que é “capítulo”.

São muitos os sentidos dessa palavra. O mais conhecido indica parte ou divisão de livro, lei, matéria, tratado ou documentos similares. Com outro significado, aparece também em campos científicos, por exemplo, na botânica, indicando um tipo de inflorescência, e na zoologia, referindo-se a um órgão dos carrapatos.

Nos meios religiosos, particularmente nos católicos, capítulo tem outro uso frequente: indica uma assembleia de religiosos, convocada para decidir questões específicas de sua ordem ou congregação. Conforme sua abrangência, essa assembleia é chamada de Capítulo Geral, quando composta por representantes de toda a congregação; mas, se diz respeito apenas a uma parte da congregação, denomina-se Capítulo Regional ou Provincial ou Inspetorial.

O 28º Capítulo Geral dos Salesianos de Dom BoscoCG 28

Dois aspectos da abertura do 28º Capítulo Geral dos Salesianos de Dom Bosco: a fala do Reitor-mor, superior geral da Congregação e da Família Salesiana. – Parte dos membros capitulares, na sessão de abertura, em 22-2-2020.

Em todas as congregações religiosas, as reuniões do Capítulo Geral são periódicas, com intervalos definidos nas respectivas Constituições ou convocadas por autoridade competente, em situações especiais. No caso dos Salesianos, o primeiro Capítulo Geral foi convocado pelo próprio Dom Bosco, em 1877, para definir normas de aplicação das Constituições; os três seguintes também foram convocados por ele, a cada 3 anos, como era previsto então nas regras. Realiza-se agora o 28º da sequência, e o intervalo previsto até o seguinte é de 6 anos.

Como o Capítulo Geral dos Salesianos tem grande importância para toda a Família Salesiana passemos à resposta da segunda pergunta.

Como está constituída a Família Salesiana?

Aproveitando os recursos dos meios digitais, nosso site apresenta a seguir, em arquivo pdf, alguns dados atualizados sobre cada um dos grupos, de modo a possibilitar uma visão de conjunto dessa grande comunidade internacional a que denominamos Família Salesiana.

A realidade mostra um movimento grandioso, que Dom Bosco sonhou, iniciou e motivou milhões de pessoas a levar adiante, no tempo e no espaço, para o bem da juventude, particularmente da mais necessitada e em situações de risco. Ele mesmo apontou o caminho a seguir, quando escreveu, em 1876, no Regulamento dos Cooperadores Salesianos:

“Em todos os tempos julgou-se necessária a união entre os bons para se ajudarem mutuamente no fazer o bem e manter afastado o mal. […] Se uma cordinha tomada isoladamente se rompe, é muito difícil romper três unidas. As forças débeis, unidas, tornam-se fortes.”

[1] Segundo o site português https://pt.wikipedia.org/wiki/Pandemia_de_COVID-19_por_pa%C3%ADs, consultado às zero horas de 1º de outubro de 2020, dados oficiais compilados de diversas fontes indicavam o total de 33.832.124 casos confirmados, em mais de 187 países e 200 territórios, incluindo navios de cruzeiros e bases militares. O número de pessoas infectadas e curadas era de 23.507.536 casos e as mortes somavam 1.011.282.

Clique aqui para baixar a apresentação: Família Salesiana: presença de D. Bosco no mundo.

*Gleuso Damasceno Duarte


GDDBacharel licenciado em Filosofia. Professor de História. Mestre em Administração. Editor e autor de várias obras didáticas. Foi assistente e professor em escolas salesianas. Atuou no planejamento e implementação da Rede Salesiana de Escolas e, na Edebê-Brasil, como Editor de Material Digital de Ensino Religioso, Filosofia e Sociologia.

Publicado por CCS (Comissão para a Comunicação Social-ISJB)


Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*