Formação de liderança e prática pedagógica (II)

Ailton Luiz Costa Moreira *

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Posse dos Representantes de Turma no Instituto São José, de Resende, RJ

Em postagem anterior, a primeira parte desse artigo focalizou o tema Liderança e prática pedagógica. Apresentou a seguir um exemplo concreto: Organização e avaliação de grupos de trabalho. Destacou a necessidade de ampla participação dos educandos e da liderança do educador, para construir coletivamente este tripé:

  • as “regras do jogo”;
  • o cronograma dos trabalhos;
  • os critérios e itens avaliativos para cada participante, em cada etapa do trabalho.

Trazemos agora um segundo exemplo: A realização do processo eleitoral de representantes de turma.

Infelizmente, é muito comum que as escolas façam a “escolha de representantes de turma” de forma atabalhoada, a começar por certa indefinição de seu objetivo. Na educação que busca a formação para a cidadania, o importante não é ter nas classes alguns alunos para “ajudar” a coordenação pedagógica; o importante é que todos os educandos se conscientizem do sentido e da importância da representação, aprendam  a escolher representantes, acompanhar o modo como representam os colegas e participar solidariamente da sua atuação junto às diversas instâncias da escola. Noutras palavras, trata-se de um processo de formação de liderança e de socialização.

Para o sucesso educativo das atividades que compõem o processo é imprescindível que toda a equipe de educadores esteja envolvida, entusiasmada e disposta a lidar com os desafios que certamente virão. Por exemplo: reivindicações dos educandos e, possivelmente, a criação de uma instância representativa deles no organograma da escola.

 

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Eleição de Representante de Turma no Colégio Salesiano de Aracaju, SE.

 

Eleição de representantes de turma

A escolha via eleição dos representantes de turma constitui experiência fecunda na formação da cidadania. Definir o número de representantes e suas funções, em trabalho conjunto dos educandos com a equipe de educadores, pode ser outra oportunidade de grande valor educativo para a formação de lideranças.

 

Processo eleitoral

Estamos convictos – e respaldados pela experiência – para afirmar que o possibilitar aos educandos vivenciarem o processo eleitoral na escola é etapa importante na formação de bons cristãos e honestos cidadãos.

Antes de tudo, é preciso definir junto com eles as normas e o cronograma de todo o processo, a começar pelo planejamento das campanhas, eleições, apuração, “diplomação” e posse dos eleitos. Uma boa referência é o processo eleitoral nacional, podendo-se:

a)    fazer uma listagem de seus pontos positivos e negativos;

b)    estabelecer paralelos entre o processo eleitoral no município, no estado e no país e essa experiência da comunidade escolar;

c)    procurar construir com os alunos formas de participação democrática na vida escolar.

Essas e outras ideias são oportunidades para o exercício crítico da realidade e da própria aprendizagem.

 

Seminário de líderes

Um terceiro exemplo, intimamente conexo com o anterior pode ser a Promoção de um seminário de representantes de todos os segmentos da escola. Ouvida a direção da comunidade escolar, pode-se convidar participantes de alguma escola próxima, salesiana ou não para o encontro. Será uma valiosa oportunidade de troca de experiências, convivência, e conhecimento de diferentes contextos, anseios, dificuldades, superações.

Para isso, educandos e educadores das escolas envolvidas devem elaborar um roteiro de organização do evento, formação dos grupos de trabalho e desenvolvimento das atividades. Segundo critérios acordados, os representantes serão agrupados por segmento ou série, por exemplo, e, no final dos trabalhos, os relatores de cada grupo farão para o coletivo a exposição da síntese do próprio trabalho.

Uma comissão de alunos fica encarregada de redigir o documento final do seminário e disponibilizá-lo para os educandos, após uma revisão pelos educadores participantes, tendo como objetivos principais:

  • Assegurar a coerência e fidedignidade do documento.
  • Aproveitar a oportunidade para reforçar o aprendizado da linguagem adequada a este gênero de documento.

O processo é dinâmico; outros encontros, em diferentes níveis, poderão dar continuidade à experiência e ampliá-la.

Eleição de Representante de Turma-Colégio Salesiano de Jardim Camburi, Vitória, ES

Eleição de Representante de Turma-Colégio Salesiano de Jardim Camburi, Vitória, ES

Representação e vivência política

O exercício de representação dos colegas, para a maioria dos jovens, é um primeiro passo para se interessarem pela politica como participação efetiva na “pólis”. Ou, como diria Dom Bosco, para se fazerem honestos cidadãos. Em se tratando de escola salesiana, os representantes devem também levar em conta as crenças e valores defendidos pelo Sistema Preventivo, ou seja, a base formativa para se tornarem bons cristãos.

Toda a comunidade educativa deve ser estimulada a participar, como convém a todo cidadão, sobretudo pelo próprio exemplo:

  • propondo,
  • ajudando,
  • fiscalizando,
  • cobrando.

Compete à equipe de educadores fazer as devidas e necessárias intervenções, para o aprimoramento da aprendizagem e da vivência cidadã dos educandos.

 

0 Ailton05* Professor licenciado em História.; ex-professor de escolas das redes pública e particulares, inclusive salesianas; participou no planejamento, criação e implementação inicial do banco de dados sobre as escolas da RSE.

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