Natal com Dom Bosco

Pe. Orestes Carlinhos Fistarol

donbosco-giovani

A “marca” de Dom Bosco

A importância de alguns elementos da vida salesiana nos diversos campos de atividade onde se faz presente o carisma dos fundadores é bem conhecida por todos. Um desses elementos, a alegria, é comumente sintetizada em duas conhecidas expressões:

  • Servi ao Senhor em alegria.
  • Aqui fazemos consistir a santidade em estarmos sempre alegres.

De fato, a alegria constitui uma das marcas identificadoras da educação praticada e ensinada por Dom Bosco. Por isso mesmo, geralmente chama a atenção nos ambientes salesianos, perpassando todas as atividades, desde o contato com o transcendente na oração, até a mais simples tarefa cotidiana.

No ambiente escolar, lugar privilegiado de atuação do carisma salesiano, a manifestação da alegria começa pela acolhida, com uma celebração religiosa ou uma breve reflexão, e estende-se ao longo do dia, do estudo ao convívio nos pátios, à representação teatral, à música, aos esportes…

Herança preciosa recebida desde as origens

DB e FMABasta estudar a história de D. Bosco e de Madre Mazzarello e observar seu jeito de educar para perceber a importância deste “tempero das relações humanas”, que aproveita todas as oportunidades para reacender a chama do entusiasmo, da amizade, da colaboração fraterna entre todos.

Os tempos de final de ano, com as festas de formatura, férias escolares, comemorações do nascimento de Jesus Cristo são momentos propícios para reacender a alegria nos corações e, com ela, reanimar as virtudes principais dos bons cristãos e honestos cidadãos: a fé, a caridade, e a esperança na capacidade de construir um mundo melhor.

Para Dom Bosco, as celebrações natalinas tinham importância especial, desde os tempos do “Oratório itinerante”, quando, para reunir e educar os meninos de rua ainda não encontrara local fixo, nem sede própria, usando como escolas as ruas, praças e arredores de Turim.

A prática de Dom Bosco tornou-se tradição salesiana, espalhou-se pelo mundo, vem atravessando séculos. Cabe-nos como continuadores de sua missão – religiosas e religiosos, colaboradores, educadores e educandos – manter vivo este hábito secular: o Natal à maneira de Dom Bosco.

Assim fazendo, além dos ganhos espirituais, desfrutaremos com especial alegria os encantos do Natal, aos quais acrescentaremos a celebração da passagem para o ano de 2017, reavivando a esperança de um futuro melhor para toda a humanidade e, particularmente, para os jovens confiados aos cuidados da Família Salesiana em todo o mundo.

Nesta perspectiva, a Comissão para a Comunicação Social da ISJB destaca no site www.domboscoaqui  a seção dedicada ao nascimento de Jesus Salvador.

Um espaço aberto à colaboração coletiva, para reunir subsídios que ajudem a enriquecer e alegrar o Natal de todos. Contamos com você e sua contribuição: envie-nos suas mensagens, vídeos,   links relevantes, imagens, enfim, seu compartilhamento fraterno daquilo que enriquece a vida e pode favorecer nossa formação humana, cristã, salesiana. E juntos faremos nosso  Natal com Dom Bosco.

Feliz Natal! Feliz 2017!

Pe. Orestes Carlinhos Fistarol
Inspetor da ISJB

Veja também

Reflexões de um educador salesiano Admirado até por seus oponentes e críticos, o sistema educativo de Dom Bosco é hoje tão atual quanto era ao ser criado. Vale a pena conhecê-lo. V...
Dom Bosco: Síntese biográfica – 5. Vídeo completo Este vídeo reúne em uma única apresentação os quatro capítulos da série "Dom Bosco Está Aqui". Assistir esta sequência ajuda a formar uma visão mais c...
Na vanguarda do progresso (I) “Nesses assuntos, Dom Bosco quer estar sempre na vanguarda do progresso”. Um programa de atuação no “continente digital” (1ª parte).   O vis...
O educador salesiano e a falta Ao ingressar na casa salesiana, fiquei maravilhado com a perspectiva de realizar um trabalho educacional e social com os jovens. Atividade educati...