Obra Social Dom Bosco – Itaquera

Os salesianos iniciaram suas atividades em Itaquera em 31 de maio de 1981. Posteriormente, o pequeno grupo de pioneiros passou a contar com o apoio das Filhas de Maria Auxiliadora (Irmãs Salesianas). Naquele ano inicial, foram atendidas 150 pessoas.

Surgiu assim a Obra Social Dom Bosco, núcleo central de um conjunto de iniciativas e programas sociais mantidos pelos salesianos da Inspetoria Maria Auxiliadora, nos bairros de Itaquera e Guaianases, na Zona Leste da capital paulista.

Abertura das comemorações do bicentenário do nascimento dee Dom Bosco na Obra social de Itaquera

Abertura das comemorações do bicentenário do nascimento de Dom Bosco na Obra social de Itaquera

Hoje, as obras salesianas de Itaquera e Guaianases englobam, além da Obra Social Dom Bosco, a Associação Beneficente Bom Pastor, a Associação Beneficente e Comunitária Imaculada Conceição e a Associação Beneficente Nossa Senhora Aparecida, que fazem parte da Rede Salesiana Brasil de Ação Social (RSB-Social).

Seu campo de atuação abrange:

  • Assistência Social
  • Cultura
  • Educação
  • Meio Ambiente
  • Saúde
  • Esporte
  • Recreação
  • Lazer

Integrada na comunidade local, a Obra Social Dom Bosco mobiliza parcerias de órgãos do Estado e do Município e apoio de associações e instituições privadas. Desenvolve 5 serviços e 6 programas que atendem diariamente mais de quatro mil pessoas, sem contar as famílias envolvidas no trabalho social e nas comunidades paroquiais daqueles bairros.

Com atividades diversificadas, beneficia uma clientela de diferentes idades, do ensino infantil à convivência de idosos. Entre as mais conhecidas, estão o Centro de Qualificação Profissional, os Cursos Profissionalizantes Gratuitos (34)  e o atendimento socioeducativo de crianças e adolescentes com atividades esportivas e artísticas.

Entre os programas, destaca-se o Sociocultural, com atividades de férias e de finais de semana, uma Orquestra e uma Escola de Samba.

MEr3B1015_U1-031C

Os padres salesianos Rosalvino Moràn Viñayo, e Renato Tarcísio de Moraes Rocha dirigem e animam a Obra Social Dom Bosco, da qual faz parte a Escola de Samba da comunidade local.

O Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Dom Bosco atrai particularmente a atenção do público e da mídia, o que se deve também ao fato de ser a única Escola de Samba fundada e dirigida por sacerdotes.

Relevadas as limitações econômicas, a participação da Escola de Samba Dom Bosco no carnaval de São Paulo tem sido elogiada pelo seu caráter socioeducativo e pela participação e apoio permanentes da comunidade.

Veja também

Dom Bosco: Síntese biográfica – 4. No mundo O vídeo “No mundo” é o quarto e último da série “Dom Bosco Está Aqui”.  O capítulo focaliza a presença dos salesianos no mundo e a inculturação do car...
Dom Bosco: Síntese biográfica – 5. Vídeo completo Este vídeo reúne em uma única apresentação os quatro capítulos da série "Dom Bosco Está Aqui". Assistir esta sequência ajuda a formar uma visão mais c...
Reflexões de um educador salesiano Admirado até por seus oponentes e críticos, o sistema educativo de Dom Bosco é hoje tão atual quanto era ao ser criado. Vale a pena conhecê-lo. V...
DOM BOSCO 200 anos – Samba enredo A Escola de Samba Dom Bosco é parte da obra social mantida pelos salesianos da Inspetoria Maria Auxiliadora, no bairro Itaquera, na capital paulista. ...