Protagonismo juvenil e prática pedagógica

Ailton Luiz Costa Moreira

Black-blocks, mascarados, vandalismo,
manifestações articuladas em redes sociais….
A incógnita que propõem a nós, educadores salesianos,
tem muito a ver com a pedagogia de Dom Bosco.

 

Grupo de black-bocks em manifestação pela paz nos Estados Unidos

Depois de 33 anos, trabalhando formalmente em escolas salesianas, seja em sala de aula, seja em atividades de coordenação e de formação de educadores, gostaria de trazer minha modesta contribuição a este espaço colaborativo de formação criado pela ISJB. Assim pretendo, em primeiro lugar, colaborar com as novas gerações de educadores que se propõem balizar seu trabalho pedagógico pelos princípios do Sistema Preventivo de DB. E, não menos importante, no contexto do ano comemorativo do bicentenário de nascimento do grande educador, ajudar a manter vivo o carisma salesiano, e transmiti-lo operante às gerações futuras.

Dentre os citados princípios destaco, neste texto, o protagonismo juvenil, propondo pistas para reflexão dos educadores salesianos. Aliás, esse é um tema de que se fala muito, mas, nem sempre se consegue percebê-lo como norteador da prática pedagógica. Na contramão, infelizmente, é comum a queixa de educadores, “reclamando” do desinteresse e da indisciplina dos educandos.

E aqui surge a “incômoda pergunta”: a nossa prática pedagógica estimula o protagonismo juvenil, no dia a dia da escola?

 

Um bom ponto de partida….

O planejamento pedagógico, independente do nome que essa ferramenta de trabalho receba na escola, é cobrado de todos nós. Para que esse planejamento e seus desdobramentos reflitam princípios do Sistema Preventivo é indispensável que envolvamos na construção dele a participação ativa dos educandos.

 

Bem sabemos que adolescentes e jovens transgridem normas, regulamentos e regras e isso faz parte do processo de autoafirmação, tão marcante nessa fase da vida. Esta é, sem dúvida, uma excelente oportunidade para incentivarmos o protagonismo juvenil, envolvendo o educando no planejamento pedagógico.

Que tal fazer uma releitura contextualizada da “velha maiêutica socrática”, provocando positivamente os educandos na construção, por exemplo:

de regras e normas para o bom desenvolvimento das aulas;

de instrumentos de avaliação, autoavaliação e avaliação de grupos de trabalho;

do cronograma das aulas em conformidade com o calendário escolar,

Promoção e participação em atividades extraclasse, etc…

 

…pode ser meio caminho andado

Com estratégias dessa natureza, todos os envolvidos no processo educativo alcançarão resultados cada vez melhores. O envolvimento, o interesse e a disciplina tão necessários para o crescimento dos educandos estarão incorporados em suas atitudes. Certamente cobrar deles compromissos a partir desse planejamento produzido coletivamente será mais educativo, mais salesiano.

Penso que esse tema renderá produtiva reunião pedagógica transformando-a em oportunidade efetiva de sermos proativos no planejamento global da escola salesiana. É o “protagonismo em cascata”: educadores como protagonistas do projeto pedagógico da escola e educandos como protagonistas do planejamento do dia a dia na sala de aula.

 

Alerta aos navegantes:

Atenção! O Ministério da Educação adverte: esta é uma proposta que, para dar certo, deve ser abraçada por todos que integram a comunidade educativa…

 

Ailton Luiz Costa Moreira – Ex-colaborador Salesiano

Veja também

Dom Bosco: Síntese biográfica – 5. Vídeo completo Este vídeo reúne em uma única apresentação os quatro capítulos da série "Dom Bosco Está Aqui". Assistir esta sequência ajuda a formar uma visão mais c...
O educador salesiano e a falta Ao ingressar na casa salesiana, fiquei maravilhado com a perspectiva de realizar um trabalho educacional e social com os jovens. Atividade educati...
Dom Bosco: Síntese biográfica – 2. Chieri A série “Dom Bosco Está Aqui” sintetiza a biografia do grande educador ao qual o papa João Paulo II deu o honroso título de Pai e Mestre da Juventude....
Dom Bosco: Síntese biográfica – 4. No mundo O vídeo “No mundo” é o quarto e último da série “Dom Bosco Está Aqui”.  O capítulo focaliza a presença dos salesianos no mundo e a inculturação do car...

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*