Um grande desafio

Gleuso Duarte*

Foi na preparação das comemorações do Bicentenário do Nascimento de Dom Bosco – celebrado em 16 de agosto de 2015 – que nasceu o projeto “Dom Bosco está aqui”.

Seu objetivo: apresentar o Dom Bosco vivo, que continua atuante até nossos dias, por meio de seus ideais, de seus ensinamentos, e pela extensão de suas obras em todo o mundo.

Esta iniciativa da Inspetoria São João Bosco (ISJB) resultou do propósito de produzir materiais diversos, principalmente em mídia digital, para subsidiar as comemorações do bicentenário. Seu ponto de partida, a “pedra fundamental” do site, foi o lançamento de uma biografia do Santo dos Jovens com estas características:

  • apresentação resumida dos aspectos principais da vida e obra de Dom Bosco;
  • adequação a públicos de diferentes idades;
  • narrativa em linguagem atual, acessível a todos;
  • possibilidade de veiculação em diferentes plataformas digitais;
  • apresentação adaptável a diferentes contextos.

Ao definir as linhas mestras do projeto, a  ISJB optou pela tradução de uma síntese biográfica da vida de Dom Bosco, publicada pouco antes na Europa: uma “minissérie” composta de quatro videoclipes intitulada Don Bosco è qui.

Unidos fazemos mais e melhor

Essa produção foi um belo exemplo de trabalho colaborativo, que envolveu no Brasil a ISJB e, na Europa, a Circunscrição Especial da Congregação Salesiana, com sede em Turim. Essa região administrativa dos Salesianos de Dom Bosco abrange as Inspetorias  de Piemonte, Valle d´Aosta e Lituânia.

Assim, em 2014, às vésperas do início do ano bicentenário, a equipe de Comunicação Social da ISJB dedicou-se ao projeto. Mas não se limitou à tradução e dublagem da obra original. Com adequações de roteiro, de locução e uma nova trilha sonora, reformulou os clipes, dando-lhes o sotaque, o colorido e a sonoridade do Brasil salesiano.

Graças a este esforço, a Família Salesiana do Brasil e de outros países de língua portuguesa conta com este recurso, rico em opções de uso. E para aqueles que desejam conhecer o santo educador esta é uma fonte segura de informações básicas sobre sua vida e sua obra. Vale a pena conferir.

Ampliando os horizontes

No desenvolvimento do projeto, identificaram-se novas possibilidades que ultrapassam o horizonte da comemoração do bicentenário. Incorporá-las resultou neste site  que, além de informações e conteúdo formativo sobre o Santo dos Jovens e sobre a história salesiana, abriga textos, fotos, músicas, artigos e outros conteúdos de interesse para os continuadores da obra de Dom Bosco e para seus admiradores.

É claro que não temos um projeto pronto, acabado. Nosso site concretiza-se gradativamente, como proposta colaborativa. Isto significa que  o conteúdo deste site pode ser – e está sendo –  construído e compartilhado por salesianos, colaboradores das obras e jovens de muitos lugares.

O desafio continua

Terminados os festejos do bicentenário, o seguimento de Dom Bosco não termina. Não para, enquanto houver nos campos de atuação da Família Salesiana pessoas necessitadas do carisma salesiano, principalmente as muitas juventudes do mundo globalizado, desnorteadas, talvez perdidas neste continente digital de que falava Bento XVI.

O foco do bicentenário cede lugar a outros focos e temas, ditados pela necessidade dos clientes preferenciais da Família Salesiana, no enfrentamento das exigências de novos tempos. E o desafio original se estende a você. Venha colaborar conosco!

Faça você também parte deste projeto.

Envie-nos fotos e histórico das atividades e obras salesianas, músicas criadas por jovens e educadores, artigos, enfim, materiais que são referências para todos os integrantes da grande Família Salesiana. Compartilhe e vivencie Dom Bosco. Afinal, o Pai e Mestre da Juventude continua conosco, como esteve até agora: Vivo e atuante, Dom Bosco está aqui!

 

 

Veja também

Sobre Dom Bosco e o bicentenário “Quando crescer, quero ser sacerdote para tomar conta dos meninos.Os meninos são bons; se há meninos maus é porque não há quem cuide deles”.(Dom Bosco...
Dom Bosco: Síntese biográfica – 5. Vídeo completo Este vídeo reúne em uma única apresentação os quatro capítulos da série "Dom Bosco Está Aqui". Assistir esta sequência ajuda a formar uma visão mais c...
Dom Bosco e a música Para Dom Bosco, a música era a alma do Oratório, uma peça essencial ao bom funcionamento de seu projeto pedagógico. Para incrementá-la, valia tudo: ...
Sobre o bicentenário No dia 16 de agosto de 2014, os salesianos iniciam o ano de celebração do Bicentenário do Nascimento de Dom Bosco, que será comemorado em 16 de ag...