Um grande desafio

Foi na preparação das comemorações do Bicentenário do Nascimento de Dom Bosco – celebrado em 16 de agosto de 2015 – que nasceu o projeto “Dom Bosco está aqui”. Seu objetivo: apresentar o Dom Bosco vivo, que continua atuante até nossos dias, por meio de seus ideais, de seus ensinamentos, e pela atuação de suas obras em todo o mundo..

Gleuso Damasceno Duarte
Publicado em 4-4-2017 – Atualizado em 2-3-2020

 

Esta iniciativa da Inspetoria São João Bosco (ISJB) resultou do propósito de produzir materiais diversos, principalmente em mídia digital, para subsidiar as comemorações do bicentenário. Seu ponto de partida, a “pedra fundamental” do site, foi o lançamento de uma biografia do Santo dos Jovens, com estas características:

  • apresentação resumida dos aspectos principais da vida e obra de Dom Bosco;
  • narração em linguagem atual;
  • adequação a públicos de diferentes idades;
  • apresentação por partes ou em sessão única;
  • acesso fácil pelos canais digitais comuns, em diferentes contextos.

Ao definir as linhas mestras do projeto, a  ISJB optou pela tradução e adaptação de uma síntese biográfica da vida de Dom Bosco, publicada pouco antes na Europa: uma “minissérie” composta de quatro videoclipes intitulada Don Bosco è qui.

VEJA OS VÍDEOS NO FINAL DO ARTIGO

Unidos fazemos mais e melhor

Essa produção foi um belo exemplo de trabalho colaborativo, que envolveu no Brasil a ISJB e, na Europa, a Circunscrição Especial da Congregação Salesiana, com sede em Turim. Essa região administrativa dos Salesianos de Dom Bosco abrange as Inspetorias salesianas de Piemonte, Valle d´Aosta e Lituânia.

Assim, em 2014, às vésperas do ano bicentenário, a equipe de Comunicação Social da ISJB dedicou-se ao projeto. Mas não se limitou à tradução e dublagem da obra original. Com adequações de roteiro, de locução e uma nova trilha sonora, reformulou os clipes, dando-lhes o sotaque, o colorido e a sonoridade do Brasil salesiano.

Graças a esse empenho comum, a Família Salesiana do Brasil e dos outros países de língua portuguesa conta com esse recurso, rico em opções de uso. E para aqueles que desejam conhecer o santo educador, saber mais sobre ele, sua obra, seu carisma, essa é uma fonte segura de informações básicas sobre sua vida e sua obra. Vale a pena conferir.

Ampliando os horizontes

No desenvolvimento do projeto, identificaram-se novas possibilidades, que ultrapassavam o horizonte da comemoração do bicentenário. Incorporá-las resultou neste site  que, além de informações e conteúdo formativo sobre o Santo dos Jovens e sobre a história salesiana, abriga textos, fotos, músicas, artigos e outros conteúdos de interesse para os continuadores da obra de Dom Bosco e seus admiradores.

Não espere encontrar aqui um projeto pronto, acabado. Simples e prático, nosso site concretiza-se gradativamente, como proposta colaborativa. Isso significa que  o conteúdo destas páginas pode ser – e está sendo – construído e compartilhado por membros da Família Salesiana, seus alunos e alunas, colaboradores, simpatizantes, de muitos lugares. Você está convidado a fazer parte desta criação coletiva, pois…

… O desafio continua.

Terminados os festejos do bicentenário, o seguimento de Dom Bosco não para. Sua presença é indispensável enquanto houver nos campos de atuação da Família Salesiana pessoas necessitadas do carisma, dos exemplos e ensinamentos de Dom Bosco para enfrentar as dificuldades deste mundo globalizado em que vivemos.

Como a vida que sempre se renova, o foco do bicentenário cede lugar a outros focos e temas, trazidos pelas transformações dos novos tempos.

 Você também! Venha fazer parte deste projeto!

Envie-nos fotos e histórico das atividades e obras salesianas, músicas criadas por jovens e educadores, artigos, enfim, materiais que são referências para todos os integrantes da grande Família Salesiana. Compartilhe e vivencie Dom Bosco. Afinal, o Pai e Mestre da Juventude continua conosco, como esteve até agora:

Vivo e atuante, Dom Bosco está aqui!

Links para os vídeos

Dom Bosco: Síntese biográfica

1 Os Becchi

Dom Bosco: Síntese biográfica

2. Chieri

Dom Bosco: Síntese biográfica

3. Valdocco

Dom Bosco: Síntese biográfica

4. No mundo

Dom Bosco: Síntese biográfica

5. Vídeo completo

Texto de *Gleuso Damasceno Duarte


GDD*Bacharel licenciado em Filosofia. Professor de História. Mestre em Administração. Editor e autor de várias obras didáticas. Foi assistente e professor em escolas salesianas. Atuou no planejamento e implementação da Rede Salesiana de Escolas e, na Edebê-Brasil, como Editor de Material Digital de Ensino Religioso, Filosofia e Sociologia.

Publicado por CSS (Comissão para a Comunicação Social-ISJB)