Sistema Preventivo: atual, praticável, eficaz

Heloísa Fonseca Pinto*

É responsabilidade de toda escola salesiana criar condições para que os alunos se desenvolvam integralmente. O primeiro passo nesse sentido consiste em acolher amorosamente os educandos, ajudando-os a se tornarem autônomos e seguros.

Acolhida aos alunos novatos-Colégio Salesiano- Belo Horizonte

Acolhida a alunos novatos-Colégio Salesiano – Belo Horizonte

 

Nessa perspectiva, é importante viabilizar um tempo inicial para que todos possam sentir a alegria da descoberta, o conhecimento das regras, a confiança no outro, o respeito à livre expressão. No dia 2 de fevereiro (2015), tendo o Sistema Preventivo de Dom Bosco como eixo condutor das atividades, os educadores do Colégio Salesiano de Belo Horizonte receberam os alunos novatos para um momento de formação e integração. Na oportunidade, os jovens conheceram o espaço físico da escola e tiveram os primeiros contatos com seus educadores:

  • a direção
  • as orientadoras
  • os assistentes
  • a equipe de educação física
  • os professores.

Através de múltiplas atividades, vivenciaram os princípios da convivência salesiana, tendo a afeição, a acolhida e a alegria como motivadores do relacionamento educativo. Em ambiente festivo, participaram de fóruns de discussão, palestras, brincadeiras e dinâmicas de interação. Os temas principais das apresentações e debates foram:

  • Educação salesiana
  • Normas regimentais da escola
  • Organização interna da escola

Como de praxe, o colégio trabalhou de forma preventiva, promovendo experiências concretas que favorecem a autonomia, com base nos pilares da razão, da religião e da amorevolezza. Segundo os educadores da escola, a avaliação das atividades desenvolvidas mostrou que o Sistema Preventivo propicia realmente um clima de aproximação, capaz de vencer resistências e quebrar aquelas barreiras que podem dificultar a integração dos alunos no ambiente educacional.

Conforme Marcelo Rocha, professor de Educação Física “Para os novatos o primeiro dia letivo foi considerado muito tranquilo, pois os alunos circularam pela escola com tranquilidade e segurança”.

A supervisora pedagógica Carolina Francione confirma esse ponto de vista: “Eu observei que já no primeiro dia letivo os alunos se dirigiam cordialmente aos educadores, chamando-os pelo nome.”

Também por parte dos alunos uma avaliação feita por amostragem, demonstrou que os educandos se sentiram mais autônomos e confiantes para o início do ano letivo. Conforme relato de Eduardo Augusto Pirolli Aranha, do 7º ano, “O encontro com os novatos foi válido para conhecer a escola e saber todas as regras, antes mesmo do início das aulas”. A aluna Anna Clara Miranda Marques confirmou a observação do colega: “Foi um dia divertido, porque teve muitos ensinamentos, pudemos brincar e conhecer os colegas novatos. Eu adorei!”.

Como se vê, o acolhimento confirmou uma vez mais que o Sistema Preventivo de Dom Bosco, além de atual, é praticável e eficaz. Colocá-lo em prática ajuda educandos e educadores a se integrarem na tarefa que nos legou Dom Bosco: formar bons cristãos e honestos cidadãos.

*Heloísa Fonseca Pinto é psicóloga, pedagoga, especialista em Metodologia do Ensino Superior, Diretora Pedagógica do Colégio Salesiano de Belo Horizonte.

Veja também

Dom Bosco compositor: 174 anos de sucesso! Turim, 1842 Nas festas religiosas mais importantes, o jovem padre João Bosco era muito requisitado para ajudar nas paróquias vizinhas. Mesmo com o...
O irmão salesiano   Surpresas de um caleidoscópio Estudar a vida de Dom Bosco é semelhante ao manuseio de um caleidoscópio: cada olhar dá nova perspectiva a element...
Dom Bosco e os jovens Em  julho de 1846, Dom Bosco quase morreu, vitima por uma grave doença. Desenho de Nino Musio - Elledici         &...
Dom Bosco: Síntese biográfica – 3. Valdocco A série “Dom Bosco Está Aqui” apresenta a biografia do fundador da Família Salesiana e algumas de suas realizações. Compõe-se de quatro capítulos, ...