Sistema Preventivo: atual, praticável, eficaz

Heloísa Fonseca Pinto*

É responsabilidade de toda escola salesiana criar condições para que os alunos se desenvolvam integralmente. O primeiro passo nesse sentido consiste em acolher amorosamente os educandos, ajudando-os a se tornarem autônomos e seguros.

Acolhida aos alunos novatos-Colégio Salesiano- Belo Horizonte

Acolhida a alunos novatos-Colégio Salesiano – Belo Horizonte

 

Nessa perspectiva, é importante viabilizar um tempo inicial para que todos possam sentir a alegria da descoberta, o conhecimento das regras, a confiança no outro, o respeito à livre expressão. No dia 2 de fevereiro (2015), tendo o Sistema Preventivo de Dom Bosco como eixo condutor das atividades, os educadores do Colégio Salesiano de Belo Horizonte receberam os alunos novatos para um momento de formação e integração. Na oportunidade, os jovens conheceram o espaço físico da escola e tiveram os primeiros contatos com seus educadores:

  • a direção
  • as orientadoras
  • os assistentes
  • a equipe de educação física
  • os professores.

Através de múltiplas atividades, vivenciaram os princípios da convivência salesiana, tendo a afeição, a acolhida e a alegria como motivadores do relacionamento educativo. Em ambiente festivo, participaram de fóruns de discussão, palestras, brincadeiras e dinâmicas de interação. Os temas principais das apresentações e debates foram:

  • Educação salesiana
  • Normas regimentais da escola
  • Organização interna da escola

Como de praxe, o colégio trabalhou de forma preventiva, promovendo experiências concretas que favorecem a autonomia, com base nos pilares da razão, da religião e da amorevolezza. Segundo os educadores da escola, a avaliação das atividades desenvolvidas mostrou que o Sistema Preventivo propicia realmente um clima de aproximação, capaz de vencer resistências e quebrar aquelas barreiras que podem dificultar a integração dos alunos no ambiente educacional.

Conforme Marcelo Rocha, professor de Educação Física “Para os novatos o primeiro dia letivo foi considerado muito tranquilo, pois os alunos circularam pela escola com tranquilidade e segurança”.

A supervisora pedagógica Carolina Francione confirma esse ponto de vista: “Eu observei que já no primeiro dia letivo os alunos se dirigiam cordialmente aos educadores, chamando-os pelo nome.”

Também por parte dos alunos uma avaliação feita por amostragem, demonstrou que os educandos se sentiram mais autônomos e confiantes para o início do ano letivo. Conforme relato de Eduardo Augusto Pirolli Aranha, do 7º ano, “O encontro com os novatos foi válido para conhecer a escola e saber todas as regras, antes mesmo do início das aulas”. A aluna Anna Clara Miranda Marques confirmou a observação do colega: “Foi um dia divertido, porque teve muitos ensinamentos, pudemos brincar e conhecer os colegas novatos. Eu adorei!”.

Como se vê, o acolhimento confirmou uma vez mais que o Sistema Preventivo de Dom Bosco, além de atual, é praticável e eficaz. Colocá-lo em prática ajuda educandos e educadores a se integrarem na tarefa que nos legou Dom Bosco: formar bons cristãos e honestos cidadãos.

*Heloísa Fonseca Pinto é psicóloga, pedagoga, especialista em Metodologia do Ensino Superior, Diretora Pedagógica do Colégio Salesiano de Belo Horizonte.

Veja também

O irmão salesiano   Surpresas de um caleidoscópio Estudar a vida de Dom Bosco é semelhante ao manuseio de um caleidoscópio: cada olhar dá nova perspectiva a element...
Dom Bosco: Síntese biográfica – 5. Vídeo completo Este vídeo reúne em uma única apresentação os quatro capítulos da série "Dom Bosco Está Aqui". Assistir esta sequência ajuda a formar uma visão mais c...
Dom Bosco: Síntese biográfica – 1. Os Becchi Conheça ou reveja os aspectos mais relevantes da vida de Dom Bosco, o Pai e Mestre da Juventude, e algumas de suas realizações. "Dom Bosco Está Aqu...
Na vanguarda do progresso (I) “Nesses assuntos, Dom Bosco quer estar sempre na vanguarda do progresso”. Um programa de atuação no “continente digital” (1ª parte).   O vis...