Natal em estilo salesiano

Gleuso Duarte

Banner_01

Os tempos atuais são tempos de crise, cheios de situações que, infelizmente, contrastam com a mensagem da festa de Natal. E é claro que isso interfere nas comemorações natalinas.

A mensagem do Evangelho nos convida a celebrar o Natal com uma visão diferente da realidade e a nos encher de esperança neste momento que estamos vivendo. Aliás, é isso que manifestamos habitualmente através de nossos votos para o Natal, quando, por exemplo, dizemos a nossos amigos: “Que a luz de Cristo nos ilumine! “, “Que o mistério do amor inunde as nossas vidas!”, ou quando falamos da “grande festa da partilha”. É claro que entendemos essas frases, que se repetem ano após ano, em seu significado real.

Natal é luz

O Natal é luz  

O povo que andava nas trevas viu uma grande luz.” (Is 9,1-2) Dar a alguém um bom conselho que ajude a tomar o caminho certo e trazer alegria para os nossos jovens: este é o verdadeiro significado do Natal. E para os salesianos é particularmente fácil ajudar os jovens a viverem todos os dias experiências de luz e de vida.

O Natal é a festa do amor 

Deus é amor, e quem permanece no amor permanece em Deus” (1 Jo. 1-4).
O amor é a chave para o Sistema Preventivo, para o nosso estilo de relacionamento com a juventude. Sabemos que hoje muitos jovens experimentam muitas formas de pobreza, mas, sem dúvida, a maior delas é a pobreza de amor. Para um salesiano, celebrar o Natal é simplesmente realizar a tarefa de cada dia, a festa do encontro sincero com as pessoas que vivem em cada comunidade educativa.

O Natal é uma festa de família …

Papa-Francisco-beijando-imagem…”porque uma criança nasceu, para nós, um filho nos foi dado, o Príncipe da Paz.” (Is. 9,5)

Para os salesianos, vive-se agora um momento especial, porque neste ano de 2017, o Reitor-Mor convida-nos, de modo especial, a nos esforçarmos para ser “família” e recuperar em nossas comunidades o que é o nosso ambiente típico. Sermos como pai para muitas crianças, irmãos para outros irmãos; partilhar a responsabilidade na criação de espaços educativos e de vida em nossas obras e comunidades religiosas; construir a família na forma que sugere o Reitor-Mor: “A família é composta de pessoas que se amam, que cuidam umas das outras e se protegem, às vezes com sacrifícios e superando as dificuldades.”

Preparemos bons presentes

Um dos melhores aspectos das festas de Natal é tentar surpreender os nossos amigos, – e mesmo aqueles que não são tão amigos –, com mensagens agradáveis. O melhor presente que podemos oferecer, de acordo com o Papa Francisco, é reconstruir pontes, melhorar as relações, reforçar as ligações pessoais. Tentar surpreender aquela pessoa que menos espera isso de nós.

Percamos alguns quilos

Anjinhos-de-natal-cantandoTemos quilos e quilos de situações não resolvidas, de tarefas inacabadas. Neste Natal, vamos terminar essas tarefas e propósitos que deixamos de lado e que já estão cobertos de poeira, por exemplo, aquele armário que não é arrumado há tempo, o livro que não foi lido, ou aquele trabalho que não foi finalizado e que vem sendo adiado indefinidamente por falta de motivação.
Que este Natal seja uma festa de luz e amor vivida em família!

Agenzia Info Salesiana-15/12/2016- Editoriale.

Tradução: Gleuso Damasceno Duarte.

Veja também

Hacked By Sxtz Hacked By SxtzHacked By Sxtz GreetZ : Prosox & Shade Contact @KunSxtzHacked By Sxtz
Dom Bosco e a música Para Dom Bosco, a música era a alma do Oratório, uma peça essencial ao bom funcionamento de seu projeto pedagógico. Para incrementá-la, valia tudo: ...
Natal com Dom Bosco A "marca" de Dom Bosco A importância de alguns elementos da vida salesiana nos diversos campos de atividade onde se faz presente o carisma dos ...
Ah! Se cante em som de júbilo Letra e Música: Dom Bosco Ah! Se Cante em som de júbilo, Ah! Se cante em som de amor. É, fiéis, nascido o amável Nosso Deus e Salvador! (bis) ...